SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Efeito da exposição prolongada a ruído ocupacional na função respiratória de trabalhadores da indústria têxtilRuptura iatrogénica da traqueia: Caso clínico e indicações para tratamento conservador índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

MANCUSO, Eliane Viana  e  REZENDE, Nilton Alves de. Testes de função pulmonar no transplante de medula óssea: Revisão sistemática. Rev Port Pneumol [online]. 2006, vol.12, n.1, pp.61-69. ISSN 0873-2159.

As complicações pulmonares constituem causa importante de morbidade e mortalidade em doentes submetidos a transplante de medula óssea. Os testes de função pulmonar são utilizados rotineiramente na avaliação antes e no acompanhamento após o transplante. A revisão sistemática da literatura mostrou que a presença de alterações nos testes de função pulmonar antes do transplante de medula não esteve relacionada com maior incidência de complicações pulmonares pós-transplante. Entretanto, alterações destes testes após o transplante estiveram relacionadas com maior incidência de complicações respiratórias. Desta forma, embora as alterações dos testes de função pulmonar pré-transplante não tenham sido de valor preditivo positivo na detecção precoce de complicações respiratórias pós-transplante, os mesmos podem ser úteis na comparação com os testes realizados após o transplante e devem fazer parte da avaliação de doentes candidatos ao transplante de medula óssea.

Palavras-chave : Transplante de medula óssea; testes de função pulmonar; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )