SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Traumatic diaphragmatic hernias: Retrospective analysisAdenocarcinoma do pulmão: Aplicação da classificação WHO 1999/2004 à casuística do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital da Universidade de Coimbra author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Pneumologia

Print version ISSN 0873-2159

Abstract

TEIXEIRA, Paulo José Zimermann et al. O trabalho de caminhada dos seis minutos não se correlaciona com o grau de obstrução do fluxo aéreo em doentes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). Rev Port Pneumol [online]. 2006, vol.12, n.3, pp.241-253. ISSN 0873-2159.

Introdução: No teste de caminhada dos seis minutos, o principal parâmetro é a distância percorrida. Não se considera o peso corporal, embora se conheça a sua influência na capacidade de exercício. Por outro lado, existem evidências de que o grau de obstrução não se correlaciona com a distância caminhada. Objectivo: Verificar se existe correlação entre o grau de obstrução do fluxo aéreo e o trabalho de caminhar obtido a partir do produto distância x x peso (DxP). Materiais e métodos: Foram estudados 60 doentes portadores de doença pulmonar obstrutiva crónica. As variáveis fisiológicas e funcionais foram correlacionadas com a distância percorrida e com o produto distância/peso. Resultados: Não se encontraram correlações entre o trabalho de caminhar e o grau de obstrução ao fluxo aéreo, nem com os volumes pulmonares. Encontrou-se correlação positiva e significativa da distância com a  difusão de monóxido de carbono (DLCO) (r=0,6; p<0,01) e com a SatO2 final (r= 0,3; p<0,05). A correlação da distância foi negativa e significativa com a D da escala Borg (r= - 0,3; p<0,05). O trabalho de caminhar correlacionou-se de maneira positiva e significativa com a DLCO (r= 0,7; p<0,01) e de maneira negativa e significativa com a escala de Borg inicial (r= - 0,3; p<0,01) e  final   (r= -0,4;p<0,05). Conclusões: Não existe correlação entre o grau de obstrução ao fluxo aéreo e o trabalho de caminhar na população estudada. A DLCO foi o único parâmetro funcional respiratório que se correlacionou significativamente com a distância e com o trabalho de caminhar.

Keywords : DPOC; trabalho de caminhada; teste dos seis minutos; capacidade de exercício.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )