SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3O trabalho de caminhada dos seis minutos não se correlaciona com o grau de obstrução do fluxo aéreo em doentes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)Tumor glómico do pulmão: Apresentação de um caso pouco frequente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Pneumologia

versión impresa ISSN 0873-2159

Resumen

CARVALHO, Lina. Adenocarcinoma do pulmão: Aplicação da classificação WHO 1999/2004 à casuística do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital da Universidade de Coimbra. Rev Port Pneumol [online]. 2006, vol.12, n.3, pp.255-268. ISSN 0873-2159.

Num período de quinze anos, entre 1990 e 2004, foram diagnosticados 701 adenocarcinomas primários do pulmão no Serviço de Anatomia Patológica do Hospital da Universidade de Coimbra e 382 metástases de carcinomas, com predomínio do cólon (119) e mama (66). Os adenocarcinomas do pulmão tiveram um aumento relativo no sexo masculino, com crescimento de 16 casos em 1990 para 49 em 2004, e no sexo feminino verificou-se um aumento de 12 para 37 no mesmo período e, assim, a partir de 2001, a incidência foi equivalente em ambos os sexos. Também nos últimos quatro anos, o grupo etário de incidência dos adenocarcinomas passou para os 70 anos, havendo casos diagnosticados em doentes com idade superior a 80 anos. Acompanhando o estudo numérico dos adenocarcinomas, foi feita a respectiva reclassificação histológica para aplicação dos critérios de diagnóstico estabelecidos pela classificação da OMS 1999-2004 para os tumores do pulmão, pleura, timo e coração. A incidência dos carcinomas bronquíolo-alveolares foi naturalmente maior no sexo feminino, enquanto no sexo masculino, se verificou um maior número de adenocarcinomas acinares. Estas conclusões foram retiradas dos diagnósticos obtidos nas peças cirúrgicas e quando em biópsias cirúrgicas se considerou a amostra representativa. O estadiamento cirúrgico predominou entre IIA e IIIB e, em 109 casos, o diagnóstico possível foi apenas de adenocarcinoma do pulmão, por falta de amostragem e com imuno-histoquímica concordante.

Palabras clave : Adenocarcinoma do pulmão; metátases pulmonares; classificação WHO.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )