SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Hiperplasia linfóide angiofolicular - Doença de Castleman - do mediastino: Apresentação de um caso clínicoA propósito de um caso de imunodeficiência comum variável: Revisão das hipogamaglobulinemias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Pneumologia

versión impresa ISSN 0873-2159

Resumen

MONTEIRO, Filipe. Ventilação mecânica e obstinação terapêutica ou distanásia, a dialéctica da alta tecnologia em medicina intensiva. Rev Port Pneumol [online]. 2006, vol.12, n.3, pp.281-291. ISSN 0873-2159.

Distanásia ou qualquer um dos seus sinónimos é uma consequência do excesso terapêutico em relação ao prognóstico esperado. A obstinação terapêutica é um dos dilemas éticos mais angustiantes no quotidiano de medicina intensiva, apesar de a sua apreciação encontrar um suporte normativo em várias instituições e organizações. A manutenção ou não suspensão da ventilação mecânica numa determinada circunstância de fim de vida pode ser considerado como um exemplo paradigmático de obstinação terapêutica. A compreensão desta postura passa pela análise e reflexão do acto médico à luz de alguns conceitos ético-filosóficos.

Palabras clave : Ética; obstinação terapêutica; distanásia; medicina intensiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )