SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número5Sequestro broncopulmonar: Experiência de 12 anosEvolução da epidemia tabágica em adolescentes portugueses escolarizados e vias para o seu controlo: Uma análise baseada nos dados do Health behaviour in School - Aged Children (HBSC) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

LOURENCO, Rute et al. Biópsia percutânea transtorácica guiada por TC na avaliação de lesões pulmonares de natureza indeterminada. Rev Port Pneumol [online]. 2006, vol.12, n.5, pp.503-524. ISSN 0873-2159.

Avaliação retrospectiva das biópsias percutâneas transtorácicas (BPTT) guiadas por TC de lesões pulmonares indeterminadas, realizadas no Serviço de Radiologia do Hospital Garcia de Orta entre 2002 e 2004. Realizaram-se 89 biópsias aspirativas (BA) e 13 biópsias core (BC) a 92 doentes (67 homens, idade média 64,4 anos). Oitenta e duas lesões (89%) corresponderam a lesões nodulares (diâmetro médio: 3,8±1,7cm, 65 periféricas). Não obtivemos complicações nas BC. Ocorreram complicações minor em 11 BA e um caso de pneumotórax com necessidade de drenagem. Setenta e duas BA foram adequadas para diagnóstico citológico, positivo para células neoplásicas em 72% dos casos. Em todas as BC a amostra foi adequada e conclusiva. Das 7 BC realizadas a doentes com BA, 3 permitiram uma melhor caracterização histológica e, em 3, a BC permitiu o diagnóstico histológico. Todos os diagnósticos malignos corresponderam a lesões nodulares: adenocarcinoma (n=20), carcinoma de não pequenas células pouco diferenciado (n=13), epidermóide (n=10), de pequenas células (n=5), tumor carcinóide (n=2), carcinoma bronquíolo-alveolar (n=1), esotelioma maligno (n=1) e metástases (n=8). As alterações inflamatórias/inespecíficas (n=5) foram as lesões benignas mais frequentes. A idade (p=0,007) e o diâmetro da lesão (p=0,006) foram superiores nos nódulos malignos. Os contornos espiculados e lobulados (p=0,05) foram mais prevalentes nas lesões malignas e os contornos regulares nas benignas (p=0,0001). Não se verificou diferença estatisticamente significativa relativamente ao sexo, tabagismo, localização, cauda pleural, atenuação homogénea, cavitação, calcificações, necrose e broncograma aéreo. Concluiu-se que a BPTT guiada por TC é uma técnica segura e eficaz na avaliação de l esões pulmonares indeterminadas.

Palavras-chave : Biópsia percutânea transtorácica; tomografia computorizada; lesões pulmonares indeterminadas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )