SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Derrame pleural complicado na criança: Abordagem terapêuticaManifestações pulmonares de patologias auto-imunes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

CORTESAO, Nuno et al. Derivação pericardioperitoneal no tratamento de derrames pericárdicos em doentes neoplásicos . Rev Port Pneumol [online]. 2007, vol.13, n.1, pp.71-81. ISSN 0873-2159.

Os derrames pericárdicos que surgem num contexto neoplásico são frequentes e apresentam dificuldades de diagnóstico e tratamento. Apesar de surgirem em doentes com neoplasia, 50% destes derrames têm uma etiologia benigna; surgem por mecanismos paralelos, indirectamente relacionados com o tumor. Os restantes (derrames pericárdicos neoplásicos - DPN) resultam do atingimento tumoral das estruturas peri ou epicárdicas e assumem, por si só, um pior prognóstico. As opções de tratamento disponíveis são várias, mas a ausência de normas orientadoras da sua aplicação tornam difícil avaliar perfis de rentabilidade, eficácia e segurança. A derivação pericardioperitoneal (DPP) é um método cirúrgico de drenagem da cavidade pericárdica que se tem demonstrado muito útil em DPN. No CHC, esta técnica é efectuada com o auxílio de toracoscopia videoassistida (VATS). Nos últimos 8 anos, foram submetidos a esta modalidade terapêutica 18 doentes com DPN. A técnica demonstrou ser segura, eficaz e com baixa morbilidade/mortalidade.

Palavras-chave : Derrame pericárdico; neoplasia; derivação pericardioperitoneal; drenagem pericárdica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )