SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1EBUS: Uma nova dimensão na broncoscopiaPeso corporal e comorbilidade são indicadores da mortalidade em doentes com DPOC sob oxigenioterapia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Pneumologia

versión impresa ISSN 0873-2159

Resumen

HARDAK, Emília et al. O papel do lavado broncoalveolar no diagnóstico do envolvimento pulmonar entre os doentes imunodeprimidos com doenças hematológicas . Rev Port Pneumol [online]. 2007, vol.13, n.1, pp.153-154. ISSN 0873-2159.

O envolvimento pulmonar definido como febre e aparecimento de novos infiltrados são a maior causa de morbilidade e mortalidade entre os doentes com doenças hematológicas malignas e em doentes transplantados de medula óssea (TMO). Os autores decidiram avaliar o valor diagnóstico do lavado broncoalveolar (LBA) neste grupo de doentes. Durante um período de dois anos, de Maio de 2000 a Maio de 2002, realizaram 115 LBA para tentar esclarecer infiltrados pulmonares em 94 doentes com doenças hematológicas malignas (28) e em doentes TMO (87). O BAL foi considerado eficaz desde que tenha feito um diagnóstico específico ou tenha excluído um diagnóstico posto e subsequentemente levado a alteração da terapêutica. O diagnóstico foi conseguido em 30,4% (infecções: 22,6%; hemorragia alveolar: 7,8%) e houve alteração da estratégia terapêutica em 21,8%, produzindo um campo de acção de 52,2%. A etiologia infecciosa foi de 54% de bactérias e de 30,8% de fungos. Houve apenas 3 complicações minor. O estudo destes autores mostrou eficácia do LBA no diagnóstico específico e levou a alterações terapêuticas em metade dos doentes com infiltrados pulmonares. A percentagem relativamente baixa nos diagnósticos específicos, segundo os autores, deve-se à utilização de antibióticos na profilaxia das infecções e na terapêutica empírica usada nestes doentes hematológicos com eventuais sinais de infecção.

Palabras clave : Lavado broncoalveolar; doenças hematológicas malignas; broncofibroscopia.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )