SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Malformação congénita das vias aéreas pulmonares: Experiência de cinco centrosTimomas malignos: A experiência do IPO do Porto e revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

VENTURA, Celestina et al. Papel da oximetria nocturna no rastreio da síndroma de apneia-hipopneia obstrutiva do sonoThe role of nocturnal oximetry in obstructive sleep apnoea-hypopnoea syndrome screening. Rev Port Pneumol [online]. 2007, vol.13, n.4, pp.525-551. ISSN 0873-2159.

Objectivo: Foi objectivo deste estudo determinar a sensibilidade e a especificidade da oximetria nocturna (ON) como método de screening diagnóstico para a síndroma de apneia-hipopneia obstrutiva do sono (SAHOS), utilizando como método de referência a polissonografia (PSG) . Metodologia: Foram incluídos 63 doentes com suspeita clínica de SAHOS e exclusão de doença respiratória, sendo submetidos a uma PSG completa, incluindo ON. Posteriormente, foram determinados: a sensibilidade, a especificidade e os valores preditivos positivo (VPP) e negativo (VPN) da ON. Resultados: A SAHOS foi diagnosticada em 47 doentes com uma média etária de 54 anos. Verificaram-se diferenças significativas na avaliação da percentagem do tempo total de sono (TTS) com dessaturação de O2 abaixo de 90% entre doentes com SAHOS (25,4 29,7%) e sem SAHOS (1 ± 1,5%), p<0,001. A fim de avaliar a sensibilidade, a especificidade, o VPP e o VPN, utilizámos dois pontos de corte baseados na gravidade da dessaturação. Com o primeiro ponto de corte considerámos positivos para o diagnóstico da SAHOS todos os doentes que apresentassem valores de dessaturação (saturação de O2 < 90%) ¡Ý a 1% do TTS, tendo-se obtido para a ON uma sensibilidade de 76,6%, uma especificidade de 75%, um VPP de 90% e um VPN negativo de 52,2%. Utilizando o segundo ponto de corte, foram considerados positivos todos os doentes que apresentassem valores de dessaturação ¡Ý a 5% do TTS, tendo-se obtido uma sensibilidade de 65,9%, uma especificidade de 100%, um VPP de 100% e um VPN de 50%. Conclusões: A ON é um bom teste de screening diagnóstico da SAHOS, desde que seja excluída patologia respiratória.

Palavras-chave : Síndroma de apneia/hipopneia obstrutiva do sono; oximetria nocturna.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )