SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número6Tromboembolismo pulmonar e asma de difícil controloFumador internado? - A intervenção apropriada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Pneumologia

versión impresa ISSN 0873-2159

Resumen

SALEIRO, Sandra et al. Tuberculose em profissionais de saúde de um serviço hospitalar . Rev Port Pneumol [online]. 2007, vol.13, n.6, pp.789-799. ISSN 0873-2159.

Introdução: A tuberculose é considerada uma doença ocupacional nos profissionais de saúde e a sua transmissão, nas instituições de saúde, constitui um problema importante. Alguns serviços hospitalares estão particularmente expostos a risco de infecção. Objectivo: Caracterizar os casos de tuberculose detectados na sequência de um rastreio efectuado aos profissionais de saúde de um serviço hospitalar (otorrinolaringologia) que contactaram com casos de tuberculose activa. Material e métodos: Procedeu-se à realização de rastreio de tuberculose a todos os funcionários (73) do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de São João que contactaram com dois doentes internados com tuberculose activa. A todos aqueles que referiram sintomas foi realizada radiografia torácica e exame micobacteriológico de expectoração. Resultados: Dos 73 profissionais de saúde submetidos ao rastreio, foi estabelecido o diagnóstico de tuberculose em 9 (8 do sexo feminino; idade mediana: 30 anos; uma médica, seis enfermeiros e dois auxiliares de acção médica). Em 8 profissionais de saúde foi diagnosticada tuberculose pulmonar, tratando-se o outro caso de tuberculose extra-pulmonar. O diagnóstico microbiológico foi obtido em 7 casos pelos seguintes métodos: exame micobacteriológico directo de expectoração, n=2; exame cultural de lavado brônquico, n=4; exame histológico de tecido pleural, n=1. Em 4 casos, o DNA do Mycobacterium tuberculosis foi extraído das culturas, tendo sido efectuada tipagem molecular. Todos estes casos apresentaram tipagem idêntica, o que permite a identificação de uma ligação epidemiológica. Conclusão: A tuberculose nosocomial é relevante, sendo necessário efectuar um esforço para implementar, com sucesso, medidas de controlo de infecção nas instituições de saúde, assim como um programa eficaz de rastreio de tuberculose entre os profissionais de saúde. A tipagem molecular do Mycobacterium tuberculosis facilita a identificação de clusters de infecção.

Palabras clave : Tuberculose; profissionais de saúde; nosocomial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )