SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Infecção respiratória por bactérias do complexo cepacia: Evolução clínica em doentes com fibrose quísticaDesmame de ventilação não invasiva: Experiência com períodos de descontinuação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

PITTA, Fábio et al. Validação da versão em português da escala London Chest Activity of Daily Living (LCADL) em doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica . Rev Port Pneumol [online]. 2008, vol.14, n.1, pp.27-47. ISSN 0873-2159.

Introdução: Diversos questionários desenvolvidos em língua inglesa visam avaliar especificamente a limitação pela dispnéia durante actividades da vida diá ria (AVD) em doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), como a escala Lon Chest Activity of Daily Living (LCADL). No entanto, nenhum destes questionários foi ainda traduzido para a língua portuguesa. O objectivo desse estudo foi verificar a validade e a reprodutibilidade da versão em português da LCADL em pacientes com DPOC. Métodos: Trinta e um doentes com DPOC (17 homens; 69±7 anos; FEV1 44±15% predito) responderam por duas vezes à versão em português da LCADL com intervalo de uma semana. O tradicional questionário Saint George na doença respiratória (SGRQ), já validado em português, foi utilizado como critério de validação. Resultados: Não foram observadas diferenças significativas entre a aplicação e a reaplicação da LCADL. O coeficiente de correlação intraclasse dos domínios da escala entre o dia 1 e dia 2 foi de: Cuidado pessoal r=0,96; doméstico r=0,99; actividade física r=0,92; lazer r=0,95; escore total r=0,98. Foram observadas correlações significativas do escore total da LCADL com os domínios e o escore total do SGRQ (0,36<r<0,74; p<0,05 para todos). O escore total da LCADL correlacionou-se também significativamente com a distância percorrida no teste da caminhada de 6 minutos (r=-0,48; p=0,006). Conclusões: A versão em língua portuguesa da LCADL demonstrou ser reprodutível e válida em pacientes com DPOC. Portanto, o presente estudo fornece uma nova e importante ferramenta para avaliar a limitação na capacidade de realizar AVD nessa população.

Palavras-chave : Doença pulmonar obstrutiva crónica; actividade da vida diária; London Chest Activity of Daily Living Scale; qualidade de vida; Saint George respiratory questionnaire.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )