SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Hábitos tabágicos e conhecimento dos riscos do tabagismo em função da formação académica em estudantes universitáriosCancro do pulmão: Aspectos psicológicos e psiquiátricos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

PORTUGAL, Isabel et al. Epidemiologia molecular de Mycobacterium tuberculosis em Lisboa. Rev Port Pneumol [online]. 2008, vol.14, n.2, pp.239-259. ISSN 0873-2159.

Foi realizado um estudo de epidemiologia molecular a estirpes de Mycobacterium tuberculosis isoladas em hospitais de Lisboa. Analisaram-se geneticamente os isolados de Mycobacterium tuberculosis com o método restriction fragment length polymorphism (RFLP) utilizando a sequência de inserção IS6110 como sonda, com o objectivo de detectar as estirpes da família Lisboa e determinar a diversidade genética das estirpes de Mycobacterium tuberculosis isoladas em Lisboa, identificando os mais importantes factores de risco de transmissão da tuberculose. Foram analisados 290 isolados de Mycobacterium tuberculosis, dos quais 64,8% se encontraram agrupados em clusters; mesmo excluindo as estirpes que apresentaram mais de 5 cópias de IS6110, a percentagem de agrupamento foi de 60,7%. A multirresistência foi observada em 4,1% das estirpes e encontraram-se todas em clusters. Quarenta e cinco isolados (18,2%) pertenciam à família Lisboa. Considerando a percentagem relativamente alta de estirpes em cluster detectada neste estudo, cremos que a transmissão activa continua a ser uma realidade em Lisboa. Para além disso, as estirpes dos clusters Lisboa representam as estirpes predominantes que circulam em Lisboa. Continuando muito relacionadas com a resistência aos antibacilares, embora correspondam a uma percentagem inferior à verificada em estudos anteriores.

Palavras-chave : Mycobacterium tuberculosis; multirresistência; epidemiologia molecular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )