SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Molecular epidemiology of Mycobacterium tuberculosis in LisbonRecommendations for the diagnosis and treatment of latent and active tuberculosis in inflammatory joint diseases candidates for therapy with tumor necrosis factor alpha inhibitors: March 2008 update author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Pneumologia

Print version ISSN 0873-2159

Abstract

DOMINGUES, Vera  and  ALBUQUERQUE, Emília. Cancro do pulmão: Aspectos psicológicos e psiquiátricos. Rev Port Pneumol [online]. 2008, vol.14, n.2, pp.261-269. ISSN 0873-2159.

De acordo com a literatura, os doentes com cancro do pulmão apresentam maior sofrimento psicológico do que outros grupos de doentes oncológicos, com valores tão altos como 61,6%. O mau prognóstico, a culpabilidade e o estigma decorrentes da associação com o consumo de tabaco estão relacionados com esta maior prevalência. Valores para a prevalência de depressão entre 16 e 22% são mencionados em vários estudos. O sofrimento psicológico afecta também os familiares envolvidos na prestação de cuidados ao doente, pelo que o seu envolvimento no processo de tratamento não deve ser descurado. Os autores concluem que, sendo o sofrimento psicológico experimentado pelos doentes com cancro do pulmão altamente prevalente e com consequências a nível da qualidade de vida, e, possivelmente, do prognóstico da doença, o apoio psicossocial, envolvendo vários níveis de intervenção, é fundamental.

Keywords : Cancro do pulmão; sofrimento psicológico; apoio psicossocia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )