SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Epidemiologia molecular de Mycobacterium tuberculosis em LisboaRecomendações para o diagnóstico e tratamento das tuberculoses latente e activa nas doenças inflamatórias articulares candidatas a terapêutica com fármacos inibidores do factor de necrose tumoral alfa: Revisão de Março de 2008 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Pneumologia

versión impresa ISSN 0873-2159

Resumen

DOMINGUES, Vera  y  ALBUQUERQUE, Emília. Cancro do pulmão: Aspectos psicológicos e psiquiátricos. Rev Port Pneumol [online]. 2008, vol.14, n.2, pp.261-269. ISSN 0873-2159.

De acordo com a literatura, os doentes com cancro do pulmão apresentam maior sofrimento psicológico do que outros grupos de doentes oncológicos, com valores tão altos como 61,6%. O mau prognóstico, a culpabilidade e o estigma decorrentes da associação com o consumo de tabaco estão relacionados com esta maior prevalência. Valores para a prevalência de depressão entre 16 e 22% são mencionados em vários estudos. O sofrimento psicológico afecta também os familiares envolvidos na prestação de cuidados ao doente, pelo que o seu envolvimento no processo de tratamento não deve ser descurado. Os autores concluem que, sendo o sofrimento psicológico experimentado pelos doentes com cancro do pulmão altamente prevalente e com consequências a nível da qualidade de vida, e, possivelmente, do prognóstico da doença, o apoio psicossocial, envolvendo vários níveis de intervenção, é fundamental.

Palabras clave : Cancro do pulmão; sofrimento psicológico; apoio psicossocia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )