SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Défice de alfa-1 antitripsina: A propósito de dois casos ClínicosAcalasia do esófago: Diagnóstico diferencial de asma brônquica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Pneumologia

versión impresa ISSN 0873-2159

Resumen

KING, Anna Lucia Spear; VALENCA, Alexandre Martins  y  NARDI, António Egídio. Hiperventilação: A terapia cognitivo-comportamental e a técnica dos exercícios de indução dos sintomas no transtorno de pânico. Rev Port Pneumol [online]. 2008, vol.14, n.2, pp.303-308. ISSN 0873-2159.

O transtorno de pânico (TP) caracteriza -se por ataques agudos de ansiedade frequentes e recorrentes. A actual concepção para o TP realça o medo das sensações corporais a partir do momento em que o indivíduo associa de forma equivocada as sensações físicas que se apresentam como sendo prenúncio de uma doença grave e/ou morte iminente, não conseguindo interpretá -las como mecanismos fisiológicos naturais. Relatamos três casos graves de TP do subtipo respiratório, com agorafobia, cujos sintomas de hiperventilação predominavam sobre os demais. O tratamento consistiu na prescrição de antidepressivos tricíclicos e no encaminhamento para sessões de terapia cognitivo -comportamental (TCC). O objectivo do relato dos casos é demonstrar a evolução satisfatória do tratamento com a técnica dos exercícios de indução de sintomas (EIS) em ambiente de laboratório para a redução e/ou extinção dos sintomas hiperventilatórios, entre outros. Esse procedimento foi considerado fundamental na evolução do tratamento e permitiu preparar os doentes para enfrentarem situações agorafóbicas subsequentes.

Palabras clave : Terapia cognitivo-comportamental; ansiedade; respiração; transtorno de pânico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )