SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Hiperventilação: A terapia cognitivo-comportamental e a técnica dos exercícios de indução dos sintomas no transtorno de pânico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

BACELLAR, Patrícia; SILVA, Marta; TINOCO, Nélia  e  COSTA, Francisco. Acalasia do esófago: Diagnóstico diferencial de asma brônquica. Rev Port Pneumol [online]. 2008, vol.14, n.2, pp.309-313. ISSN 0873-2159.

O megaesófago secundário à acalasia é uma causa rara, porém potencialmente fatal de obstrução da via aérea. A etiologia permanece pouco esclarecida. O quadro clínico habitual consiste em disfagia, regurgitação, emagrecimento progressivo, sendo que em alguns casos a distensão esofágica pode ser assintomática e em raros casos os doentes apresentam como queixa principal estridor e dificuldade respiratória. Os autores apresentam um caso clínico de uma jovem de 19 anos, com tosse, dispneia e dificuldade respiratória, em tratamento para asma brônquica. Devido a persistência da sintomatologia, foi efectuado novo estudo da função respiratória, compatível com obstrução intratorácica. A esofagomanometria confirmou o diagnóstico de volumosa acalasia do esófago. Após a correcção cirúrgica, a sintomatologia desapareceu e houve uma melhoria significativa das provas funcionais respiratórias posteriormente realizadas. A acalasia do esófago deveria ser considerada como um dos diagnósticos diferencias de obstrução da via aérea.

Palavras-chave : Obstrução da via aérea; acalasia do esófago; asma brônquica; espirometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )