SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Prevalence and clinical characterisation of patients with severe partial respiratory failure admitted to an intensive care unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Pneumologia

Print version ISSN 0873-2159

Abstract

MARINHO, A et al. Micobactérias atípicas em doentes sem síndroma de imunodeficiência adquirida. Rev Port Pneumol [online]. 2008, vol.14, n.3, pp.323-337. ISSN 0873-2159.

As micobactérias não tuberculosas (MNT) têm um papel patogénico de importância crescente em doentes com serologia positiva para o vírus da imunodeficiência humana (VIH), em doentes com doença pulmonar crónica, em outras doenças crónicas, e ainda nos idosos. Objectivo: Avaliar a importância do isolamento de MNT em amostras respiratórias em doentes adultos sem infecção VIH. Material e métodos: Estudo retrospectivo dos doentes do Hospital de São João sem infecção VIH conhecida, com pelo menos uma amostra respiratória positiva para MNT, entre 1997 e 2004. Resultados: Foram encontrados 102 doentes com idade mediana de 63 anos; 67% do sexo masculino. Sessenta e três doentes (62%) apresentavam patologia respiratória prévia, maioritariamente sequelas de tuberculose pulmonar (n=19). O agente mais isolado (47%) foi o Mycobacterium avium complex (MAC). Foram identificados 16 casos de doença (15,7%), 14 dos quais cumpriam os critérios definidos pela American Thoracic Society. Dez homens e 6 mulheres, idade mediana de 65 anos. Doze doentes tinham doença pulmonar prévia. Todos tinham clínica de infecção respiratória. As alterações mais observadas no Rx de tórax foram o infiltrado pulmonar, a opacidade linear e a cavitação. O MAC foi o causador de doença em 75% (n=12) dos casos. Conclusão: O isolamento de micobactérias atípicas em amostras respiratórias, nomeadamente em doentes com patologia pulmonar prévia, não significou doença na grande maioria dos casos, mesmo em doentes com doença pulmonar prévia. O agente mais frequentemente isolado foi o MAC, tendo a sua importância relativa sido ainda maior nos casos de doença pulmonar por MNT.

Keywords : Micobactérias atípicas; isolamento; doença pulmonar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )