SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Micobactérias atípicas em doentes sem síndroma de imunodeficiência adquiridaEfeitos do salbutamol e do formoterol sobre pressão arterial, frequência cardíaca e saturação de oxigénio em asmáticos, durante uma hora índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

BORBA1, Alexandra et al. Prevalência e caracterização clínica dos doentes com insuficiência respiratória parcial grave internados numa UCI. Rev Port Pneumol [online]. 2008, vol.14, n.3, pp.339-352. ISSN 0873-2159.

Objectivos: A insuficiência respiratória parcial aguda (IRPA) grave é uma situação comum na prática dos cuidados intensivos, mas os estudos existentes são insuficientes. Com este trabalho pretendeu-se estudar a prevalência e caracterizar clinicamente a população de doentes internados numa UCI que apresentam insuficiência respiratória parcial aguda grave. Material e métodos: Numa unidade de cuidados intensivos médico-cirúrgica avaliaram-se retrospectivamente os doentes internados durante o ano de 2004. Resultados: 37,6% dos doentes apresentaram IRPA grave. A análise estatística demonstrou que estes doentes diferiam dos doentes sem IRPA nos tempos de internamento e ventilação, índices de gravidade e mortalidade. Conclusão: A IRPA é uma situação com elevada prevalência e relevância em cuidados intensivos, mas as características destes doentes estão mal definidas, em parte devido à ausência de critérios claros na sua definição. Para melhor compreender este fenómeno são necessários mais estudos, prospectivos e multicêntricos.

Palavras-chave : Insuficiência respiratória parcial; hipoxemia; cuidados intensivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )