SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Endometriose torácicaEsporotricose disseminada - Caso clínico e discussão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

FATURETO, Marcelo Cunha; SANTOS, João Paulo Vieira dos; GOULART, Paulo Eduardo Nunes  e  MAIA, Samantha Andrade. Pneumomediastino espontâneo: Asma. Rev Port Pneumol [online]. 2008, vol.14, n.3, pp.437-441. ISSN 0873-2159.

Pneumomediastino é definido como a presença de ar livre no mediastino, sendo que o espontâneo ocorre na ausência de enfermidades ou factores precipitantes. É raro em adultos, sendo mais frequente em recém-nascidos. Contudo, ocorre mais em adultos jovens, sendo 8:1 a relação entre homens e mulheres. Constitui achado raro na asma, representando 1% dos casos. Os sintomas mais frequentes são dor torácica e dispneia. O diagnóstico é feito com exames de imagem, como radiografia e tomografia computadorizada de tórax. O tratamento de escolha é conservador, não operatório, com prognóstico favorável na maioria dos casos. O nosso propósito é relatar um caso desta patologia em jovem atendido em nosso serviço com quadro de dor torácica e dispneia, sendo submetido a exames complementares e feito o diagnóstico de pneumomediastino espontâneo. O doente foi submetido a tratamento conservador com excelente evolução clínica. No momento encontra-se assintomático, em acompanhamento ambulatorial.

Palavras-chave : Pneumomediastino espontâneo; asma; dor torácica; dispneia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )