SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Qualidade do ar interior e sintomas respiratórios em escolas do PortoTosse em pediatria índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

DAVID, Susana. Utilização estratégica da genotipagem do Mycobacterium tuberculosis no controlo da tuberculose. Rev Port Pneumol [online]. 2008, vol.14, n.4, pp.509-516. ISSN 0873-2159.

A situação da tuberculose em Portugal justifica a aplicação de uma estratégia de genotipagem do Mycobacterium tuberculosis, tanto mais que Portugal encontra-se inserido no contexto global de mobilidade das populações humanas e das suas consequências sobre a pandemia. Vários estudos internacionais posicionam as técnicas do spoligotyping e MIRU -VNTR typing como de primeira linha na epidemiologia molecular do M. Tuberculosis por estarem baseadas em tecnologias simples (PCR) e produzirem padrões, podendo ser traduzidos em código numérico de interpretação directa. Assim, tem sido proposta a aplicação do spoligotyping a todos os isolados clínicos, enquanto o MIRU -VNTR typing seria aplicado aos isolados com spoligotype comum. Outras técnicas, incluindo o IS6110 -RFLP, seriam reservadas a aplicações segundo critérios seleccionados. Os trabalhos anteriores em Portugal utilizando o spoligotyping apontaram para a vantagem de uma estraté-secutiva e sem critério de pré-selecção. Esta permite a caracterização da estrutura populacional do M. Tuberculosis através do conhecimento da distribuição dos genotipos geograficamente, no tempo e dentro dos vários grupos de risco. Por outro lado, a associação do spoligotyping com o MIRU -VNTR typing e, eventualmente, outras técnicas, deverá ser avaliada em vários contextos, como na identificação de situações de transmissão recente, na distinção entre episódios de reinfecção e recaída, na caracterização da amplitude e dinâmica de transmissão da doença. A solução do problema da tuberculose em Portugal passa por uma estruturação na utilização da genotipagem em apoio à luta contra a tuberculose, a ser avaliada através de exemplos e resultados concretos.

Palavras-chave : Mycobacterium tuberculosis; Epidemiologia molecular; genotipagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )