SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número5Infecção por Bordetella pertussis com hipertensão pulmonar grave num recém -nascido com boa evolução clínica - Caso clínicoPneumotórax espontâneo - A pista para outro diagnóstico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

CARVALHO, Isabel; ROMARIZ, Jorge; MIRANDA, José António  e  RODRIGUES, Lúcia. Um caso de pneumotórax espontâneo recorrente. Rev Port Pneumol [online]. 2008, vol.14, n.5, pp.693-697. ISSN 0873-2159.

O pneumotórax espontâneo é uma patologia rara na idade pediátrica estando, na maioria dos casos associado a um factor predisponente. Apresenta -se o caso clínico de uma criança de 9 anos, com antecedentes de prematuridade e ventilação mecânica no período neonatal, internado por pneumotórax espontâneo. Apesar da melhoria clínica e radiológica significativa após drenagem pleural, verificou-se recorrência do pneumotórax cerca de três meses depois, identificando -se uma área de enfisema local e necessitando de tratamento cirúrgico. O caso clínico descrito distingue -se pela baixa frequência desta patologia neste grupo etário e pela eventual relação com os antecedentes neonatais da criança.

Palavras-chave : Pneumotórax espontâneo; recidiva; criança; ventilação mecânica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )