SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Correlation between mild hypoxaemia and limb skeletal muscle function in chronic obstructive pulmonary disease - Pilot studyAn economic analysis of erlotinib, docetaxel, pemetrexed and best supportive care as second or third line treatment of non-small cell lung cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Pneumologia

Print version ISSN 0873-2159

Abstract

RODA, Juliana et al. Corpos estranhos na via aérea: Experiência de um quarto de século. Rev Port Pneumol [online]. 2008, vol.14, n.6, pp.787-802. ISSN 0873-2159.

Introdução: A aspiração de corpos estranhos (CE) em idade pediátrica é uma situação comum e potencialmente grave, que pode estar associada a morbilidade significativa. Objectivos: Descrever as características dos casos de aspiração de CE para a via aérea, em crianças, no Hospital Pediátrico de Coimbra, num período de 25 anos. Material e métodos: Análise retrospectiva dos processos clínicos das crianças com o diagnóstico de aspiração de CE, durante o período de Janeiro de 1982 a Dezembro de 2006. Resultados: O diagnóstico de aspiração de CE foi confirmado em 316 crianças, com uma maior incidência nos primeiros 12 anos do período de estudo (64%). Cerca de 2/3 das crianças eram do sexo masculino (206), com idades compreendidas entre os 6 meses e os 12 anos. A maioria (83%) tinha idade inferior a 3 anos. Em 88% dos casos havia história de engasgamento, tendo o diagnóstico sido realizado precocemente (< 24h) em 39%. Os sinais e sintomas mais frequentemente encontrados foram: assimetria do murmúrio vesicular e tosse. Constatou-se ausência de sintomas em 7% dos casos. A alteração radiológica encontrada mais frequentemente foi hiperinsuflação localizada (41%); em 22% não foi descrita alteração da radiografia de tórax. O tratamento foi efectuado exclusivamente por broncoscopia rígida. Foram descritos 22 casos de complicações da extracção. Os CE encontrados foram, predominantemente, de origem vegetal (75%). A localização preferencial dos CE foi à direita. Foi realizada broncofibroscopia (BF) de revisão em 116 casos. Conclusão: Um episódio de aspiração de CE, despercebido e/ou subestimado, bem como a ausência inicial de sintomas e/ou a sua inespecificidade podem contribuir para um diagnóstico tardio. Houve uma notória redução dos casos de aspiração de CE na segunda metade da série, que poderá constituir um reflexo das estratégias de prevenção.

Keywords : Corpo estranho; aspiração; pediatria; broncoscopia; vias aéreas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )