SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Um caso raro de discinesia ciliar primária associada a heterotaxiaUtilidade da determinação consecutiva da proteína C reactiva no follow-up da pneumonia adquirida na comunidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Pneumologia

versión impresa ISSN 0873-2159

Resumen

CONDE, Bebiana; FERNANDES, Ana; CUNHA, Manuel  y  AFONSO, Abel. Imunocitoma IgA: A propósito de um caso clínico. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.1, pp.121-127. ISSN 0873-2159.

O imunocitoma é um linfoma não Hodgkin (LNH)de células B, com evolução habitualmente indolente. Representa aproximadamente 1 -3% dos LNH e atinge habitualmente adultos com mais de 50 anos, podendo manifestar-se por adenomegalias, hepatomegalia, esplenomegalia e linfocitose em 15 a 30% dos casos. Raramente tem envolvimento pulmonar. Com frequência ocorrendo picos monoclonais de imunoglobulinas, sericos, frequentemente IgM e raramente IgA. Como exemplo desta patologia apresentamos o caso clinico de um doente do sexo masculino, 52 anos, com clinica de infecções respiratórias bacterianas de repetição, com necessidade de internamentos sucessivos, cuja investigação identificou um imunocitoma IgA, estádio IV. Assumindo-se o diagnóstico de um linfoma indolente, decidiu-se iniciar terapêutica profiláctica com imunoglobulinas humanas poliespecÍficas, tendo havido diminuição das infecçoes respiratórias. Posteriormente, a evidência de progressão do linfoma condicionou o inicio de poliquimioterapia, com o esquema ciclofosfamida, vincristina, prednisolona (CVP) e rituximabR, tendo-se alcançado uma resposta parcial, que se manteve durante dois anos.

Palabras clave : Imunocitoma; linfoma nao Hodgkin; envolvimento pulmonar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )