SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Tracheostomy: Indications and complications in paediatric patientsNanoradioliposomes molecularly modulated to study the lung deep lymphatic drainage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Pneumologia

Print version ISSN 0873-2159

Abstract

SOARES, Paulo et al. Derrames pleurais parapneumónicos em pediatria: Experiência num hospital central universitário. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.2, pp.241-259. ISSN 0873-2159.

Introdução: Os derrames pleurais podem complicar as pneumonias na população pediátrica. Assumem especial importância pelas implicações na duração do internamento, geralmente prolongado, e pela morbilidade associada. Objectivos: Caracterizar uma população de doentes com pneumonia complicada de derrame; determinar os possíveis factores de prognóstico a partir de dados clínicos, radiológicos e analíticos na admissão; e avaliar a influência das intervenções terapêuticas na evolução da doença. Métodos: Revisão casuística dos doentes com idade inferior a 18 anos e derrame pleural parapneumónico, internados de Julho de 1997 a Junho de 2004 (7 anos). Resultados: Foram estudados 118 casos, 60% do sexo masculino, com idade média 7 anos. A incidência de derrame pleural aumentou ao longo do período do estudo. Verificou-se maior incidência de casos no Outono e no Inverno. Na admissão, 60% dos doentes apresentavam sinais de dificuldade respiratória e 39% dor torácica. Em 40% dos doentes foram detectados septos pleurais na admissão, o que se associou a maior duração de internamento e de antibioticoterapia e mais frequente necessidade de cirurgia. Em 72% dos doentes foi efectuada toracocentese (pH médio: 7,24). Em 17% foi possível isolar o agente: Streptococcus pneumoniae (cinco), Staphylococcus aureus (quatro) e Streptococcus pyogenes (quatro). Foram submetidos a drenagem pleural 52% e necessitaram de cirurgia 18%. A mediana da duração de internamento foi de 15 dias e a média de 16,4 dias (2 a 51). Discussão: Associam-se a pior prognóstico a presença de: sinais de dificuldade respiratória; septos; empiema; baixo valor no líquido pleural de pH, glicose ou proteínas; desidrogenase láctica elevada no líquido pleural e proteína C-reactiva sanguínea aumentada. A drenagem pleural e/ou cirurgia mais precoces provavelmente diminuem o tempo de doença e de internamento. Conclusão: Os derrames parapneumónicos complicados são tratados com êxito em centros de referência com experiência nos diferentes tipos de intervenção que poderão ser necessários.

Keywords : Pneumonia; derrame pleural; drenagem; cirurgia; prognóstico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )