SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Tuberculose miliar e febre Q em doente imunocompetente índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

SANTOS, Cláudia Sofia et al. Telangiectasia hemorrágica hereditária e malformações arteriovenosas pulmonares - Embolização com rolhão vascular Amplatzer. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.2, pp.331-337. ISSN 0873-2159.

As malformações arteriovenosas pulmonares (MAVP) estão associadas a telangiectasia hemorrágica hereditária em cerca de 70% dos casos, podendo cursar com complicações neurológicas graves decorrentes do embolismo paradoxal potencial. A terapêutica das malformações é realizada no sentido de prevenir estas complicações. Descreve-se o caso clínico de uma doente com duas MAVP, no contexto de telangiectasia hemorrágica hereditária,submetida a embolização com o rolhão vascular Amplatzer. Este novo dispositivo é cada vez mais utilizado nestas situações, salientando-se algumas das suas características e vantagens em relação a outras técnicas de embolização mais frequentemente utilizadas.

Palavras-chave : Malformação arteriovenosa pulmonar; telangiectasia hemorrágica hereditária; rolhão vascular Amplatzer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )