SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Asthma hospital admission and mortality in mainland Portugal 2000-2007Obstructive sleep apnoea syndrome as a cause of road traffic accidents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Pneumologia

Print version ISSN 0873-2159

Abstract

ZAMITH, Manuela; CARDOSO, Teresa; MATIAS, Isabel  and  GOMES, Maria João Marques. Telemonitorização domiciliária de insuficientes respiratórios crónicos graves e de doentes asmáticos. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.3, pp.385-417. ISSN 0873-2159.

Durante nove meses avaliámos um dispositivo portátil para transferência de dados pela Internet entre doentes e profissionais de saúde: oximetria, ECG, respostas a questionários e mensagens. Foram incluídos 51 insuficientes respiratórios crónicos (IRC) graves acompanhados no Hospital de Pulido Valente (Lisboa) e no Hospital do Espírito Santo (Évora) e 21 asmáticos deste último hospital. A utilização e a aceitação deste dispositivo foram avaliadas através de questionários que registaram a opinião dos doentes e dos profissionais de saúde. Nos IRC de Lisboa avaliou -se a repercussão deste programa sobre internamentos hospitalares e qualidade de vida dos doentes. Aprender a utilizar o sistema foi mais difícil para os doentes IRC; a maioria (80%) teve problemas com o equipamento, qualificados como raros/ocasionais em 62% dos casos. Para 31 doentes IRC seguidos no hospital de Lisboa, a utilização do sistema foi classificada como correcta em12 doentes, incorrecta em 7 e razoável em12 doentes. Os primeiros tiveram redução do número e duração dos internamentos em relação a igual período anterior ao programa de telemonitorização e melhoria da qualidade de vida, em particular no domínio da actividade. Com este sistema de telemonitorização 80% dos doentes IRC sentiram -se mais/muito mais apoiados e 33 (75%) utilizariam este sistema no futuro, se ele estivesse disponível. No grupo de doentes asmáticos, 81% gostariam de manter este tipo de vigilância. O serviço foi considerado útil pelos investigadores. Concluímos que a telemonitorização domiciliária constitui uma contribuição positiva para a gestão dos doentes crónicos e a sua divulgação deverá ser considerada no futuro.

Keywords : Asma; DPOC; cuidados ambulatórios; telemedicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )