SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue5Genotypic analysis of Mycobacterium tuberculosis isolates from a Lisbon hospital in PortugalA characterisation of smokers and factors influencing motivation to stop smoking author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Pneumologia

Print version ISSN 0873-2159

Abstract

LEITE, Ana Luísa; CARVALHO, Isabel; TAVARES, Elvira  and  VILARINHO, António. Tuberculose doença: Casuística de um serviço de pediatria no século XXI. Rev Port Pneumol [online]. 2009, vol.15, n.5, pp.771-782. ISSN 0873-2159.

Introdução: A tuberculose (TB) é uma importante causa de mortalidade e morbilidade mundial. Em Portugal, na última década do século xx, assistiu-se a uma diminuição da incidência de TB no grupo etário com menos de 15 anos. Material e métodos: Análise retrospectiva dos casos de TB doença em crianças internadas no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia entre 1 de Janeiro de 2000 e 31 de Dezembro de 2007. Analisaram-se os respectivos dados epidemiológicos, clínicos, radiológicos, microbiológicos e terapêuticos. Resultados: No período estudado registaram-se 23 casos de tuberculose doença (78% TB pulmonar e 22% TB extrapulmonar). A faixa etária variou dos 6 meses aos 16 anos, predominando o sexo masculino. Todos os doentes tinham sido previamente vacinados com BCG e existia história de contacto prévio com TB em 57%. O ano de 2007 foi aquele em que ocorreu um maior número de casos. A prova de Mantoux foi positiva em 91% dos casos e o isolamento de M. tuberculosis foi possível em 61%. A colheita de suco gástrico permitiu o isolamento em 1/3 dos casos e a broncoscopia contribuiu para o isolamento do M. tuberculosis em 43% dos casos com suco gástrico negativo. Todos os doentes efectuaram, no mínimo, 6 meses de tratamento com antibacilares, não sendo documentadas resistências. Após internamento, identificaram-se 43% (n=10) casos intrafamiliares de TB. Conclusão: A tuberculose mantém-se um problema actual, sendo o diagnóstico, o rastreio dos contactos e o cumprimento terapêutico (inclusive profiláctico) um desafio fulcral na sua contenção.

Keywords : Tuberculose doença; criança; casuística; Mycobacterium tuberculosis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )