SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Enfisema subcutâneo maciço - Tratamento com drenos subcutâneosEsclerose tuberosa com envolvimento pulmonar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

LAZARETTI, Nicolas S; DALLAGASPERINA, Viviane Weiller; VILLAROEL, Rodrigo Ughini  e  SCHLITTLER, Luis Alberto. Tumor de células gigantes de fémur distal com metástases pulmonares. Rev Port Pneumol [online]. 2010, vol.16, n.2, pp.331-337. ISSN 0873-2159.

O tumor de células gigantes é uma lesão óssea primária benigna que acomete a epífise de ossos longos, com maior incidência na terceira e quarta décadas de vida, mas que pode apresentar comportamento de um tumor maligno, com metástases à distância. Até dez por cento dos doentes podem apresentar metástases à distância, principalmente para o pulmão, geralmente acompanhadas de recidiva no local primário. O tratamento do tumor primário é a ampla ressecção cirúrgica. Os autores relatam o caso de um doente com 35 anos com metástases pulmonares 21 meses após ter realizado curetagem de tumor de células gigantes em fémur distal.

Palavras-chave : Tumor de células gigantes; neoplasias ósseas; metástases pulmonares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )