SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Carcinoma epidermóide do pulmão: Polissomia e amplificação do cromossoma 7 e do gene EGRF com forma wild type nos exões 19 e 21A asma promove alterações na postura estática: Revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

MARCELINO, Alessandra MF Cavalcante  e  SILVA, Hilton Justino da. Papel da pressão inspiratória máxima na avaliação da força muscular respiratória em asmáticos - Revisão sistemática. Rev Port Pneumol [online]. 2010, vol.16, n.3, pp.463-470. ISSN 0873-2159.

A asma é uma doença crónica das vias aéreas que pode levar à diminuição da força muscular respiratória pela hiperinsuflação resultante ou o uso de corticosteróides em seu tratamento. Uma das formas de avaliar essa fraqueza muscular respiratória é a pressão inspiratória máxima (PImáx). Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática através das bases de dados PUBMED/ MEDLINE, LILACS e SCIELO, utilizando as palavras-chaves: Asthma (asma), respiratory muscle (músculos respiratórios) e muscle strength (força muscular). Resultados: Foram encontrados cinquenta e seis artigos que avaliaram a PImáx em asmáticos; desses, trinta foram excluídos, ficando um total de vinte e seis artigos. Considerações finais: Através da presente revisão comprovamos a eficácia da utilização da Pimáx na avaliação da força muscular respiratória de asmáticos; no entanto, são necessários mais estudos a este respeito, para uma melhor compreensão do indivíduo asmático.

Palavras-chave : Asma; músculo respiratório; força muscular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )