SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Colonização por Staphylococcus aureus resistente à meticilina: Que impacto na morbilidade de doentes pediátricos com fibrose quística?Abordagem terapêutica da tuberculose e resolução de alguns problemas associados à medicação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Pneumologia

versión impresa ISSN 0873-2159

Resumen

PINTO, Juliana Maria de Sousa et al. A qualidade de vida relacionada com a saúde de doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica e asma avaliada pelo SGRQ. Rev Port Pneumol [online]. 2010, vol.16, n.4, pp.543-558. ISSN 0873-2159.

Objectivos: Comparar os efeitos da asma e da DPOC na qualidade de vida dos doentes avaliados pelo Saint George Respiratory Questionnaire (SGRQ) através de correlações entre as variáveis e os domínios e a pontuação total. Métodos: Estudo transversal entre Outubro de 2008 a Março de 2009 com 75 adultos das consultas de ambulatório do Hospital Universitário de Salamanca, Espanha. Depois de informar os objectivos do estudo e os aspectos éticos, foi preenchido um formulário com os dados clínicos e socio-demográficos e, em seguida, aplicada a versão espanhola do SGRQ. Para a análise estatística fui utilizada o pacote estatístico Stadistics SPSS versão 17.0. Resultados: 65,3% eram homens e 34,7% mulheres com idade média de 60,4 anos; 68% tinham diagnóstico de asma e 30,7% de DPOC. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (p < 0,05) entre o diagnóstico e o domínio actividade; e nenhuma entre o sexo, o facto de ser fumador, ex-fumador ou hipertenso com os dois domínios. Os níveis socioeconómicos relacionam-se de forma inversa e significativa (p=0,038) com a pontuação total. Foram obtidas diferenças  estatisticamente significativas entre a idade e os domínios actividade (p < 0,01) e impacto (p < 0,05) e a pontuação total do SGRQ (p<0,01). O VEF1VEMS correlacionou-se apenas com o domínio actividade (p<0,01) e com a pontuação total do questionário (p < 0,01). Conclusões: Nenhuma variável se correlacionou com todos os domínios e a pontuação total do instrumento e algumas não apresentaram diferença estatisticamente significativa.

Palabras clave : Qualidade de vida; doença pulmonar obstrutiva crónica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )