SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Efeitos da asma no estado nutricional em crianças: Revisão sistemáticaInfluência da percepção da doença pulmonar obstrutiva crónica na promoção do autocontrolo da doença índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Pneumologia

versión impresa ISSN 0873-2159

Resumen

HOCHHEGGER, Bruno et al. Entendendo a classificação, a fisiopatologia e o diagnóstico radiológico das bronquiectasias. Rev Port Pneumol [online]. 2010, vol.16, n.4, pp.627-639. ISSN 0873-2159.

O termo bronquiectasia é definido como uma dilatação brônquica anormal persistente geralmente associada a inflamação na via aérea e no parênquima pulmonar. A doença continua a ser uma causa comum de morbidade e mortalidade, especialmente quando associada a doenças hereditárias, como a fibrose cística, a discinesia ciliar e a alguns estados de imunodeficiência. A tomografia computadorizada é, actualmente, a modalidade de escolha para o dianóstico e pode também contribuir para o manejo clínico, sugerindo possíveis diagnósticos. Destacamos nesta revisão a classificação, a fisiopatologia e as manifestações radiológicas desta doença.

Palabras clave : Tomografia computadorizada espiral; bronquiectasia; radiologia; fisiologia; patologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )