SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Influência da percepção da doença pulmonar obstrutiva crónica na promoção do autocontrolo da doençaEstômago em melancia, pericardite hemorrágica, tumor de pequenas células do pulmão e carcinoma pavimentocelular síncrono da base da língua índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Resumo

ANTONIO, Carla; GONCALVES, Ana Paula  e  TAVARES, Alcina. Doença pulmonar obstrutiva crónica e exercício físico. Rev Port Pneumol [online]. 2010, vol.16, n.4, pp.641-648. ISSN 0873-2159.

A doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) é uma doença que se pode prevenir e tratar. Tem um componente pulmonar com efeitos sistémicos significativos que contribuem para a gravidade das manifestações clínicas. A DPOC provoca um conjunto de alterações, incluindo as que levam a uma limitação da tolerância ao exercício e que conduzem a uma deterioração progressiva da qualidade de vida do doente. A reabilitação respiratória (RR) constitui uma parte fundamental do  tratamento. Os benefícios de RR são independentes do sexo, idade e gravidade da doença. No final do programa o doente deverá ter adquirido um estilo de vida o mais autónomo e saudável possível. Com este artigo as autoras pretendem fazer uma revisão sobre os benefícios do exercício físico na reabilitação do doente com DPOC e das modalidades de treino utilizadas no programa de reabilitação respiratória estabelecido para cada doente.

Palavras-chave : Doença pulmonar obstrutiva crónica; exercício físico; reabilitação respiratória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )