SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Promoção da resiliência de adolescentes que vivem em situação de pobreza índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

FRAGATA, Nuno; AMARAL, Teresa; FREIRE, Carla  e  MANGAS, Catarina. O pensamento crítico na construção de soluções criativas: contributos do projeto prolearn4all. Mill [online]. 2020, n.11, pp.13-19.  Epub 30-Abr-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0211.01.00255.

Introdução:

Maletas Pedagógicas para TODOS (ProLearn4ALL) é um projeto que pretende aumentar a consciência das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico para a diferença, através de produtos acessíveis em multiformato, construídos por estudantes do ensino superior. Este processo, fundamentado nas metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), tem como principais fases a conceptualização de protótipos; o teste piloto; a revisão, reformulação e validação de produtos e, por fim, a produção de uma maleta pedagógica e respetiva disseminação.

Objetivos:

O artigo apresenta a metodologia ABP como um processo ativo para desenvolver o pensamento crítico, através da procura de soluções que resolvam problemas não rotineiros.

Métodos:

Aplicando a metodologia ABP, partiu-se da contextualização teórica dos quatro grandes domínios da deficiência (motora, visual, surda, intelectual) e da criação, por estudantes das áreas das Ciências Sociais e Educação, de protótipos que evidenciassem as características de cada um desses domínios. Posteriormente, os estudantes das áreas das Artes e do Design foram convidados a desenvolver produtos lúdicos e acessíveis, baseados nos protótipos previamente construídos.

Resultados:

Os estudantes posicionaram-se no lugar das pessoas com deficiência, usando restrições específicas, criadas como introduções temáticas aos desafios propostos. Nesse sentido, os recursos foram construídos com maior nível de consciência, pois os estudantes eram simultaneamente produtores e recetores.

Conclusões:

As múltiplas reflexões, durante e após a produção, permitiram um constante processo de investigação, validação e exclusão de soluções que levaram progressivamente à construção de uma Maleta Pedagógica.

Palavras-chave : Aprendizagem Baseada em Problemas; Pensamento Crítico; Ensino Superior; Projeto ProLearn4ALL.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )