SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue11Nursing management: strategies for client and professional safetyIndustrial challenge assignment in curricular context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

SANTOS, Rute et al. Mortalidade de vitelos filhos de vacas alentejanas e mertolengas no distrito de Portalegre. Mill [online]. 2020, n.11, pp.83-90.  Epub Apr 30, 2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0211.09.00261.

Introdução:

Para além do seu impacto económico, a mortalidade dos vitelos é um indicador importante do bem-estar animal nas explorações de bovinos de carne.

Objetivos:

Avaliar as taxas de mortalidade de vitelos descendentes de vacas de 2 raças autóctones nas explorações do distrito de Portalegre.

Métodos:

Os registos de nascimentos e de mortes entre o nascimento e os 180 dias, de vitelos nascidos de vacas das raças Alentejana e Mertolenga nas explorações do distrito de Portalegre entre 1 de janeiro de 2016 e 31 de dezembro de 2018, foram obtidos da base de dados do Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA). Calcularam-se as taxas de mortalidade e avaliou-se a associação entre o período da mortalidade e a idade das mães.

Resultados:

Os vitelos nascidos de vacas de raça Alentejana e Mertolenga representaram 11,6% e 2,9% dos nascimentos no distrito de Portalegre no período considerado, havendo um decréscimo do número de nascimentos ao longo dos 3 anos, mais evidente na raça Alentejana. A taxa de mortalidade média dos vitelos foi de 3,2% para os filhos de vacas de raça Alentejana e de 2,3% para os filhos de vacas de raça Mertolenga. A idade média das vacas foi de 8,68 e 7,37 anos (Alentejanas e Mertolengas, respetivamente). Verificou-se que a mortalidade perinatal ocorreu em vacas mais velhas (p=0,024).

Conclusões:

As taxas de mortalidade dos vitelos nascidos das duas raças em estudo são baixas a moderadas, quando comparadas com as publicadas sobre outras raças.

Keywords : Vitelos; Mortalidade; Portalegre; Alentejana; Mertolenga.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )