SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Estudo e análise de um novo dispositivo para a reabilitação da articulação tibiotársica.Estudantes de doutoramento no seu caminho para a investigação multi e interdisciplinar. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

TAQUETTE, Stella Regina. Ensino do método qualitativo: estudo de revisão. Mill [online]. 2020, n.12, pp.25-33.  Epub 31-Ago-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0212.02.00288.

Introdução:

Existe crescente interesse pelas pesquisas qualitativas em diversos campos do conhecimento e as dificuldades vinculadas ao processo de ensino-aprendizagem do método qualitativo têm sido objeto de discussão em eventos científicos nacionais e internacionais.

Objetivos:

Este artigo tem por objetivo levantar questões e informações pertinentes ao ensino do método qualitativo de pesquisa que sirvam de subsídios a propostas pedagógicas que ampliem e qualifiquem sua utilização em pesquisas científicas.

Métodos:

Foi feita revisão bibliográfica sobre o tema nas bases de dados do SciELO e Medline e selecionados 15 títulos de três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais e Aplicadas. Submetidos à análise temática deram origem a 3 categorias: modalidades de curso, estratégias pedagógicas e problematização do uso/ ensino do método.

Resultados:

As experiências apresentadas foram variadas, o que pode demonstrar que o ensino do método qualitativo ainda não está consolidado ao compará-lo com outros métodos de pesquisa que são hegemônicos. Alguns pontos destacaram-se como essenciais numa proposta de ensino-aprendizagem do método nas diversas áreas de conhecimento: o modelo construtivista de ensino-aprendizagem, o ensino não restrito às técnicas e a pesquisa na prática.

Conclusões:

Concluiu-se que a conceção paradigmática do ensino, em que se discute os fundamentos teóricos que embasam a ciência parece ser a que apresenta maior potencialidade para alcançar os objetivos educacionais.

Palavras-chave : pesquisa qualitativa; ensino; ciência; construtivismo, epistemologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )