SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Ensino do método qualitativo: estudo de revisão.Transição para a grã-parentalidade no masculino: desempenho do papel grã-parental. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

OXENSWARDH, Anette. Estudantes de doutoramento no seu caminho para a investigação multi e interdisciplinar. Mill [online]. 2020, n.12, pp.37-48.  Epub 31-Ago-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0212.3.00314.

Introdução:

Atualmente são necessárias abordagens interdisciplinares para responder aos desafios técnicos e socioculturais mais críticos e complexos de partilha de conhecimento no mundo. Este artigo pretende analisar um curso de doutoramento que ocorreu na Universidade de Uppsala no outono de 2018.

Objetivos:

O objetivo deste estudo é descrever o processo de aprendizagem conjunta de estudantes de doutoramento no seu caminho de exploração de pesquisas multi e interdisciplinares.

Métodos:

Recorrem-se a uma abordagem qualitativa tendo sido utilizadas como fontes empíricas estudos de literatura, pesquisas, observações, discussões em grupos focais, entrevistas e avaliações de cursos com os alunos, para além de documentação sobre o desenho do curso.

Resultados:

O principal resultado do estudo foi o facto do curso ter dado aos alunos a possibilidade de aprofundar a sua compreensão sobre as barreiras e os benefícios da pesquisa multi e transdisciplinar através da interação e discussão com colegas e professores de diferentes disciplinas.

Conclusões:

Sugere-se neste estudo que a multi e a interdisciplinaridade e até a undisciplinarity podem ser a forma de cooperar entre as disciplinas, aprendendo coletivamente e criando valor para os pesquisadores na solução de grandes problemas, na criação de algo novo e inovador, encontrando soluções e desenvolvimento futuro para o mundo. A tarefa dos educadores e agentes de aprendizagem, bem como dos formuladores de políticas é facilitar sistemas participativos e sistémicos de aprendizagem crítica e situações em que essas condições possam ser realizadas.

Palavras-chave : multi e transdisciplinaridade; aprendizagem individual e coletiva; ensino superior; criação de valor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )