SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue12Transition to grandfatherhood: the development of the role of the grandfather.Pattern of consumption of psychoactive substances in alternative transport drivers. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

MANGAS, Catarina. Aprendizagem ativa no ensino superior: estratégias pedagógicas para um trabalho colaborativo. Mill [online]. 2020, n.12, pp.59-65.  Epub Aug 31, 2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0212.05.00295.

Introdução:

O ensino superior está normalmente associado a uma formação mais tradicional/expositiva que não se enquadra com o atual processo de Bolonha, as características dos jovens estudantes ou as exigências que advêm das constantes transformações da sociedade. Hoje em dia, os estudantes devem estar preparados com um elevado nível de competências sociais e conhecimentos que são necessários num mercado de trabalho que se altera permanentemente.

Objetivos:

Descrever estratégias de aprendizagem cooperativas, desenvolvidas em grupos, aplicadas em cursos superiores nas áreas das ciências sociais e das ciências da educação.

Métodos:

A investigação desenvolvida é caracterizada como sendo qualitativa, sendo um estudo essencialmente descritivo, já que apresenta, de forma holística, estratégias específicas aplicadas junto de duas turmas de estudantes do ensino superior.

Resultados:

A investigação sugere que os estudantes aprendem melhor quando estão ativamente envolvidos em atividades onde o pensamento crítico e criativo é cultivado, resultando em melhores classificações, numa maior satisfação com o seu percurso académico e numa menor probabilidade de abandono.

Conclusões:

É essencial refletir sobre as práticas pedagógicas e, consequentemente, adotar novas estratégias desenvolvidas em ambientes de aprendizagem centrados nos estudantes, que aumentem a qualidade do ensino superior, tornando-o mais adequado à realidade laboral atual.

Keywords : aprendizagem ativa; ensino superior; estratégias; trabalho colaborativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )