SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Transição para a grã-parentalidade no masculino: desempenho do papel grã-parental.Padrão de consumo de substâncias psicoativas em motoristas de transporte alternativo. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

MANGAS, Catarina. Aprendizagem ativa no ensino superior: estratégias pedagógicas para um trabalho colaborativo. Mill [online]. 2020, n.12, pp.59-65.  Epub 31-Ago-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0212.05.00295.

Introdução:

O ensino superior está normalmente associado a uma formação mais tradicional/expositiva que não se enquadra com o atual processo de Bolonha, as características dos jovens estudantes ou as exigências que advêm das constantes transformações da sociedade. Hoje em dia, os estudantes devem estar preparados com um elevado nível de competências sociais e conhecimentos que são necessários num mercado de trabalho que se altera permanentemente.

Objetivos:

Descrever estratégias de aprendizagem cooperativas, desenvolvidas em grupos, aplicadas em cursos superiores nas áreas das ciências sociais e das ciências da educação.

Métodos:

A investigação desenvolvida é caracterizada como sendo qualitativa, sendo um estudo essencialmente descritivo, já que apresenta, de forma holística, estratégias específicas aplicadas junto de duas turmas de estudantes do ensino superior.

Resultados:

A investigação sugere que os estudantes aprendem melhor quando estão ativamente envolvidos em atividades onde o pensamento crítico e criativo é cultivado, resultando em melhores classificações, numa maior satisfação com o seu percurso académico e numa menor probabilidade de abandono.

Conclusões:

É essencial refletir sobre as práticas pedagógicas e, consequentemente, adotar novas estratégias desenvolvidas em ambientes de aprendizagem centrados nos estudantes, que aumentem a qualidade do ensino superior, tornando-o mais adequado à realidade laboral atual.

Palavras-chave : aprendizagem ativa; ensino superior; estratégias; trabalho colaborativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )