SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Virulencia, enzimas ligninolíticas y perfil metabólico de cryphonectria parasitica en cepas virulentas e hypovirulentas convertidas por CHV1 hipovirus.Efectos de los residuos de extracción de "sargazo" en la germinación de semillas. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

DIAS, Sandra; CARVALHO, Joaquim; RODRIGUES, João Várzea  y  MARTINS, Manuel Vicente. Inseminação artificial a tempo fixo em bovinos explorados em sistema extensivo. Mill [online]. 2020, n.13, pp.23-28.  Epub 31-Dic-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0213.02.00296.

Introdução:

A inseminação artificial a tempo fixo (IATF) é uma ferramenta útil nas explorações para melhorar a produtividade, desde que sejam cumpridos os requisitos de sincronização de ovulação, relacionados com o exame físico das fêmeas e do seu aparelho reprodutor. O protocolo utilizado permite maior sucesso em casos de anestro, induzindo a ciclicidade em vacas ou novilhas, permitindo a IA num momento pré-determinado, prescindindo da deteção do cio, em efetivos de bovinos de carne explorados em sistema extensivo.

Objetivos:

Melhorar a performance reprodutiva em bovinos de carne. A inseminação artificial (IA) é uma técnica reprodutiva importante para o melhoramento genético de animais de produção, bem como estratégia de sincronização de época de partos numa região com períodos de escassez alimentar, em quantidade e qualidade.

Métodos:

Estudo exploratório com abordagem quantitativa. O trabalho realizado entre março de 2018 e abril de 2019 onde foram efetuadas 220 IA em 8 efetivos da região Centro e Alentejo de diferentes bases genéticas, com diagnóstico de gestação aos 40 dias.

Resultados:

A taxa de gestação (TG) para os dois anos foi de 55,5%, em 2018 (n=178) foi 52,8% e de 66,7% (n=42) em 2019.

Conclusões:

Os resultados obtidos permitem prever 55% de TG, contudo uma avaliação de fatores de risco envolvidos (clima, alimentação, condição corporal, maneio) poderão contribuir para uma melhoria dos resultados.

Palabras clave : bovinos; inseminação artificial a tempo fixo; sistemas extensivos de produção; taxa de gestação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )