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Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

NOVAIS, Sónia; PRINCIPE, Fernanda  e  MOTA, Liliana. A representação social da enfermagem e do ser enfermeiro: perspetiva dos estudantes de enfermagem e dos tutores. Mill [online]. 2020, n.13, pp.51-60.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0213.05.00326.

Introdução:

A representação social da enfermagem enquanto ciência e profissão tem merecido a atenção da investigação no que concerne a entender qual o olhar dos enfermeiros, dos outros profissionais de saúde, dos docentes ou dos leigos, sobre os referenciais da profissão ou os cuidados de enfermagem.

Objetivos:

Compreender a representação social da disciplina e profissão de Enfermagem pelos estudantes e tutores do curso de licenciatura em Enfermagem.

Métodos:

Estudo descritivo e comparativo enquadrado num paradigma qualitativo suportado na Teoria das Representações Sociais. Amostra não probabilística por conveniência constituída por 125 estudantes de enfermagem e 70 tutores. Recolha de dados com recurso a um TALP, disponibilizado através de um questionário online. Análise de dados com recurso ao software Iramuteq 0.7 alpha 2.

Resultados:

Da análise da representação social da Enfermagem e do ser enfermeiro dos estudantes emergem três categorias: disciplina de enfermagem, cuidado e valores sendo claro o equilíbrio entre cuidado e valores. O discurso dos tutores está fortemente ancorado na evocação do cuidar, ajudar, dedicação e pessoa.

Conclusões:

A estrutura da representação dos estudantes modifica-se ao longo do curso em consequência da modelagem que se estabelece durante a relação supervisiva com os enfermeiros tutores. Os tutores mostram ter uma representação social mais estruturada do que a dos estudantes em virtude das suas vivências profissionais e percurso académico.

Palavras-chave : enfermagem; representação social; enfermeiro.

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