SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue13Risk factors for malnutrition in older adults: a systematic review.Dynamic changes of the pelvic floor in elite athletes of different sports. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

BRAGA-PONTES, Cátia; CUSTODIO, Susana  and  GRACA, Pedro. Instrumentos de educação alimentar e nutricional para crianças em idade pré-escolar: necessidades e desafios atuais. Mill [online]. 2020, n.13, pp.81-88.  Epub Dec 31, 2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0213.08.00331.

Introdução:

Em Portugal, tem-se assistido à realização de diversos programas de educação alimentar dirigidos a crianças, com utilização de diferentes instrumentos e metodologias. Atualmente é consensual que a alimentação nos primeiros anos de vida tem um forte impacto na saúde futura, sendo uma janela de oportunidade para a modulação de hábitos alimentares para a vida adulta. A educação alimentar dirigida a crianças em idade pré-escolar constitui uma matéria bastante complexa pois envolve o desenvolvimento da criança, a pedagogia e a mudança comportamental.

Objetivos:

Compreender o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, descrever os instrumentos de educação alimentar e nutricional mais utilizados nesta faixa etária e o seu possível impacto nos conhecimentos e comportamento alimentar.

Metodologia:

Revisão narrativa da literatura através de pesquisa em bases de dados: Pubmed, ISI Web of Knowledge e Biblioteca do Conhecimento Online.

Resultados:

Os instrumentos de educação alimentar e nutricional devem ser adequados às capacidades sócio-cognitivas e emocionais das crianças em idade pré-escolar. Os instrumentos mais utilizados para promover atitudes positivas ou hábitos alimentares saudáveis nesta faixa etária são os guias alimentares, as histórias infantis ou os jogos.

Conclusões:

Os instrumentos de educação alimentar e nutricional a serem utilizados em idade pré-escolar deverão ser potenciadores de momentos lúdicos e significativos de aprendizagem. As histórias, os jogos tradicionais ou digitais deverão ser explorados por educadores para abordagem do tema da alimentação.

Keywords : pré-escolar; educação alimentar e nutricional; saúde e educação; pedagogia; criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )