SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Fatores de risco de desnutrição na pessoa idosa: uma revisão sistemática.Alterações dinâmicas do pavimento pélvico em atletas de elite de diferentes desportos. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

BRAGA-PONTES, Cátia; CUSTODIO, Susana  e  GRACA, Pedro. Instrumentos de educação alimentar e nutricional para crianças em idade pré-escolar: necessidades e desafios atuais. Mill [online]. 2020, n.13, pp.81-88.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0213.08.00331.

Introdução:

Em Portugal, tem-se assistido à realização de diversos programas de educação alimentar dirigidos a crianças, com utilização de diferentes instrumentos e metodologias. Atualmente é consensual que a alimentação nos primeiros anos de vida tem um forte impacto na saúde futura, sendo uma janela de oportunidade para a modulação de hábitos alimentares para a vida adulta. A educação alimentar dirigida a crianças em idade pré-escolar constitui uma matéria bastante complexa pois envolve o desenvolvimento da criança, a pedagogia e a mudança comportamental.

Objetivos:

Compreender o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, descrever os instrumentos de educação alimentar e nutricional mais utilizados nesta faixa etária e o seu possível impacto nos conhecimentos e comportamento alimentar.

Metodologia:

Revisão narrativa da literatura através de pesquisa em bases de dados: Pubmed, ISI Web of Knowledge e Biblioteca do Conhecimento Online.

Resultados:

Os instrumentos de educação alimentar e nutricional devem ser adequados às capacidades sócio-cognitivas e emocionais das crianças em idade pré-escolar. Os instrumentos mais utilizados para promover atitudes positivas ou hábitos alimentares saudáveis nesta faixa etária são os guias alimentares, as histórias infantis ou os jogos.

Conclusões:

Os instrumentos de educação alimentar e nutricional a serem utilizados em idade pré-escolar deverão ser potenciadores de momentos lúdicos e significativos de aprendizagem. As histórias, os jogos tradicionais ou digitais deverão ser explorados por educadores para abordagem do tema da alimentação.

Palavras-chave : pré-escolar; educação alimentar e nutricional; saúde e educação; pedagogia; criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )