SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Instrumentos de educação alimentar e nutricional para crianças em idade pré-escolar: necessidades e desafios atuais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

PIRES, Telma et al. Alterações dinâmicas do pavimento pélvico em atletas de elite de diferentes desportos. Mill [online]. 2020, n.13, pp.89-95.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0213.09.00334.

Introdução:

Uma das funções dos músculos do pavimento pélvico (MPP) é suportar os órgãos pélvicos e a continência. Este mecanismo da continência tende a alterar-se quando os MPP estão expostos a exercícios de alto-impacto.

Objetivos:

Descrever as alterações dinâmicas no pavimento pélvico (PP) em atletas de elite, nulíparas.

Métodos:

Foi utilizada a ecografia translabial para avaliar a anatomia e a função do PP nas atletas (n=8), tendo sido realizada após a micção e em decúbito dorsal através de sonda vaginal. A descida dos órgãos pélvicos foi avaliada em manobra de Valsalva. O volume foi avaliado em repouso, durante a contração máxima voluntária (CMV) e em Valsalva. As atletas realizaram cada manobra pelo menos 3 vezes, sendo a mais eficaz utilizada para avaliação.

Resultados:

A descida do colo vesical foi de 14 mm para a atleta de lançamento de dardo, sendo o valor mais alto quando comparado com as restantes participantes. Três atletas apresentaram retocele (natação, ginástica e lançamento de dardo) e 4 participantes apresentaram defeito paravaginal (voleibol, equitação, lançamento de dardo e corrida). A voleibolista apresentou o maior valor da área hiatal do músculo elevador durante a CMV.

Conclusões:

As atletas mostraram diferenças mínimas nos parâmetros avaliados. A amostra foi pequena para generalizar resultados, mas há uma tendência para as atletas de exercícios de alto impacto apresentarem a menor CMV. São necessários mais estudos para corroborar estes resultados.

Palavras-chave : contração máxima voluntária; ecografia translabial; elevador do ânus; função do pavimento pélvico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )