SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP5Aprendizagem integrada colaborativa: estudo de caso de aplicação à engenharia de alimentosO recreio: a organização de outros espaços para outras aprendizagens índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

GUINE, Raquel et al. O impacto das escolhas alimentares na protecção dos direitos humanos e dos animais e na sustentabilidade ambiental. Mill [online]. 2020, n.esp5, pp.35-43.  Epub 30-Jun-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0205e.02.00258.

Introdução:

As escolhas alimentares das pessoas são da maior importância para regulamentar os mercados e a cadeia alimentar com vista à meta global de sustentabilidade.

Objetivos:

O objetivo deste trabalho foi avaliar em que medida alguns aspetos ligados à sustentabilidade na cadeia alimentar influenciam as escolhas alimentares das pessoas, especificamente nos domínios de embalagem, excedentes, transporte e bem-estar humano ou animal.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal envolvendo 3183 pessoas de Portugal, Itália, Lituânia e Roménia, que participaram neste estudo por questionário entre janeiro e junho de 2018.

Resultados:

As pessoas tendem a condicionar as suas escolhas alimentares com vista a contribuir para uma cadeia alimentar mais sustentável, com respeito pelo meio ambiente, pelos seres humanos e pelos animais. As áreas em que esse comportamento é mais forte incluem evitar o desperdício de alimentos em casa (80% dos participantes), preferência por alimentos locais (60%), cultivo sustentável, preparação ou embalagem de alimentos (66%). O respeito pelos direitos dos animais é muito importante para 62% dos participantes, mas o respeito pelos direitos humanos é uma preocupação de apenas 32%. Os resultados dos testes estatísticos indicaram que a idade, a educação, o país, a área profissional e o tipo de dieta influenciaram significativamente as escolhas das pessoas em relação à sustentabilidade da cadeia alimentar.

Conclusões:

Embora os resultados sejam indicativos de que as pessoas começam a condicionar os seus comportamentos alimentares também de acordo com questões de sustentabilidade, também é verdade que ainda há trabalho a ser feito, uma vez que a adoção dessas escolhas sustentáveis ainda é limitada.

Palavras-chave : cadeia alimentar; embalagem de alimentos; alimentos sustentáveis; resíduos; bem-estar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )