SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP5Stresse em professores do ensino superior: perspetiva holísticaA tabloidização nos jornais diários generalistas portugueses índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

XAVIER, Paula; ALBERTO, Isabel  e  MENDES, Francisco. Narrativas sobre vivências e reflexões em torno da homoparentalidade: um estudo português. Mill [online]. 2020, n.esp5, pp.65-73.  Epub 30-Jun-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0205e.05.00291.

Introdução:

Em Portugal, apesar das recentes transformações ao nível legal, continuam a verificar-se dificuldades no reconhecimento social da homoparentalidade. Além disso, a pesquisa nesta área está ainda em processo de afirmação, tendo-se focado essencialmente na análise das atitudes da sociedade, sendo fundamental conhecer e compreender a perspetiva das próprias famílias.

Objetivos:

Identificar perspetivas e experiências em torno da homoparentalidade.

Métodos:

Foram realizadas entrevistas a sete mulheres lésbicas e um homem gay que tiveram filhos no contexto de uma relação heterossexual anterior (n = 2) ou de uma relação anterior/atual com uma pessoa do mesmo sexo (n = 6). As narrativas foram analisadas de acordo com os procedimentos da Análise Interpretativa Fenomenológica.

Resultados:

Da análise emergiu uma perspetiva de responsabilidade acrescida no exercício da parentalidade, traduzida na reflexão e gestão dos desafios externos, designadamente ao nível das práticas parentais e das construções de sentido direcionadas para a validação e afirmação da família no contexto social.

Conclusões:

Os resultados contribuem para a compreensão das vivências da homoparentalidade no contexto português, particularmente os recursos internos e externos que os participantes mobilizam para gerirem as adversidades vividas/antecipadas. São apresentadas implicações para as famílias e para os técnicos que trabalham nesta área de atuação profissional.

Palavras-chave : homoparentalidade; resiliência familiar; Portugal; Análise Interpretativa Fenomenológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )