SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueESP5Narratives about experiences and reflections around same-sex parenting: a portuguese studyChallenges of misinformation and fake news: a case study with higher education students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

MARTINS, Joana. A tabloidização nos jornais diários generalistas portugueses. Mill [online]. 2020, n.esp5, pp.75-83.  Epub June 30, 2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0205e.06.00317.

Introdução:

O fenómeno da tabloidização dos media, assente no predomínio de conteúdos leves, domínio do visual e hiperconcorrência tem uma expressão mais acentuada face às pressões comerciais que cercam o setor dos meios de comunicação social.

Objetivos:

Avaliar as capas dos quatro jornais diários generalistas portugueses durante um ano, de modo a compreender se as caraterísticas formais da tabloidização têm expressão nestes periódicos.

Métodos:

Através de uma análise direta de 54 capas de cada diário, e com base no esquema proposto por Colin Sparks (2000), quantificámos o número de destaques e de imagens nas primeiras páginas e categorizámos esses destaques face ao enfoque (público ou privado) e face à temática (leves ou sérias).

Resultados:

Concluímos que o Correio da Manhã e o Jornal de Notícias são os títulos de imprensa onde as caraterísticas do fenómeno da tabloidização são mais visíveis. Em sentido contrário, o Jornal i e o Público são os diários que apresentam menos indícios de tabloidização.

Conclusões:

A tabloidização está presente de forma mais visível nos dois jornais diários generalistas que são líderes de mercado, o que vai ao encontro da corrente que defende que o tratamento jornalístico de temáticas mais leves pode ser uma forma de contornar a crise dos media.

Keywords : tabloidização; notícias sérias; notícias leves; jornais; informação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )