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Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X
Resumo
MARTINS, Joana. A tabloidização nos jornais diários generalistas portugueses. Mill [online]. 2020, n.esp5, pp.75-83. Epub 30-Jun-2020. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0205e.06.00317.
Introdução:
O fenómeno da tabloidização dos media, assente no predomínio de conteúdos leves, domínio do visual e hiperconcorrência tem uma expressão mais acentuada face às pressões comerciais que cercam o setor dos meios de comunicação social.
Objetivos:
Avaliar as capas dos quatro jornais diários generalistas portugueses durante um ano, de modo a compreender se as caraterísticas formais da tabloidização têm expressão nestes periódicos.
Métodos:
Através de uma análise direta de 54 capas de cada diário, e com base no esquema proposto por Colin Sparks (2000), quantificámos o número de destaques e de imagens nas primeiras páginas e categorizámos esses destaques face ao enfoque (público ou privado) e face à temática (leves ou sérias).
Resultados:
Concluímos que o Correio da Manhã e o Jornal de Notícias são os títulos de imprensa onde as caraterísticas do fenómeno da tabloidização são mais visíveis. Em sentido contrário, o Jornal i e o Público são os diários que apresentam menos indícios de tabloidização.
Conclusões:
A tabloidização está presente de forma mais visível nos dois jornais diários generalistas que são líderes de mercado, o que vai ao encontro da corrente que defende que o tratamento jornalístico de temáticas mais leves pode ser uma forma de contornar a crise dos media.
Palavras-chave : tabloidização; notícias sérias; notícias leves; jornais; informação.