SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP5Experiências de educação para a saúde com consumidores de substâncias psicoativasAs faces da integralidade em saúde nos cursos de graduação em fisioterapia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

REZENDE, Regina Maura; JULIAO, Cláudia Helena; VALLIM, Marina Beatriz Ferreira  e  MIRANDA, Eurides. A educação inclusiva na formação do assistente social. Mill [online]. 2020, n.esp5, pp.101-106.  Epub 30-Jun-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0205e.09.00313.

Introdução:

Este trabalho apresenta a experiência do curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro- (UFTM) em relação à disciplina “Legislações Específicas da Educação Especial”. A disciplina foi incluída na matriz curricular do curso em 2013, visando a formação de profissionais comprometidos com uma prática pautada na abordagem inclusiva e de respeito ao ser humano. Esta necessidade foi identificada a partir da presença de um aluno com deficiência visual no curso de Serviço Social.

Objetivos:

Documentar os contributos de uma disciplina na formação académica do assistente social.

Métodos:

Foram utilizadas estratégias de aprendizagem, promotoras da reflexão critica no sentido de estimular um compromisso ético e político com práticas profissionais e pessoais inclusivas na interação com a diversidade. O conteúdo trabalhado contemplou aspectos gerais da deficiência, legislações e de políticas para a pessoa com deficiência, além da partilha experiências realização de visitas institucionais.

Resultados:

A análise qualitativa da experiência pedagógica revela que a disciplina foi ofertada durante 6 semestres, à cerca de 134 alunos, os quais demonstraram compromisso com as atividades propostas. Docentes e discentes avaliaram de forma positiva a disciplina, que proporcionou a aproximação às necessidades da pessoa com deficiência, além de se constituir como um espaço para reavaliação crítico-reflexiva da problemática inclusão da pessoa com deficiência

Conclusões:

Um desafio para a formação de assistentes sociais é prepará-los para contribuir com o processo de inserção das pessoas com deficiência. Desse modo, a experiência académica com estudantes com deficiência permitiu a ampliação da consciência inclusiva e o acolhimento da diversidade no espaço educacional e profissional, oportunizando assim, o compromisso com a luta/defesa do direito à diferença.

Palavras-chave : deficiência; formação profissional; inclusão social; serviço social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )