SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP5Ciudadanía e igualdad de género en niños y adolescentes: la perspectiva de los agentes educativosCuestionario de eficacia clínica y práctica basada en evidencia: análisis factorial confirmatorio en una muestra de enfermería índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

DUARTE, João et al. Necessidades de formação dos agentes educativos: características psicométricas de um questionário. Mill [online]. 2020, n.esp5, pp.127-134.  Epub 30-Jun-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0205e.12.00343.

Introdução:

As patologias de foro mental na infância têm vindo a aumentar de forma significativa, afetando a qualidade de vida das crianças/adolescentes. Assim, é imperativo que os agentes educativos tenham formação nesta área de modo a responderem eficazmente às necessidades das crianças/adolescentes.

Objetivos:

Avaliar a consistência interna e a estrutura fatorial do “Questionário Necessidades Formativas em Saúde e Qualidade de Vida das Crianças e Adolescentes”.

Métodos:

O estudo psicométrico foi realizado numa amostra não probabilística de 136 agentes educativos (62,5% professores, 32,4% enfermeiros e 5,1% polícias), em média com 48,34 anos, maioritariamente do género feminino (70,6%). Aplicou-se o Questionário Necessidades Formativas em Saúde e Qualidade de Vida das Crianças e Adolescentes.

Resultados:

As propriedades psicométricas revelaram um instrumento fiável e válido na avaliação das necessidades formativas em saúde e qualidade de vida das crianças e adolescentes por parte dos agentes educativos, apresentando uma adequada consistência interna (alpha de Cronbach total de 0,859) e evidência de validade. Constatou-se que 77,9% consideram ter necessidade de frequentar formação específica nas áreas de saúde mental e QDV das crianças e adolescentes. 22,8% dos agentes educativos não frequentaram formação.

Conclusões:

A identificação das necessidades de formação dos agentes educativos sobre a saúde mental e a e QDV das crianças e adolescentes potencia a implementação de programas de formação específica ajustados a essas necessidades. Este questionário poderá constituir-se como um importante instrumento para o estudo das necessidades de formação

Palabras clave : saúde mental; qualidade de vida; agentes educativos; crianças; adolescentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )