SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP5Amamentação e COVID-19: contributos para práticas segurasResiliência das crianças e adolescentes: perceção dos pais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

ALMEIDA, Andreia; APARICIO, Graça  e  BICA, Isabel. Precisão da técnica clean-catch para colheita de urina em pequenos lactentes: revisão sistemática da literatura. Mill [online]. 2020, n.esp5, pp.169-175.  Epub 30-Jun-2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0205e.17.00320.

Introdução:

A colheita de urina em crianças deve respeitar a segurança e a eficácia do procedimento, com foco na satisfação da criança/família e qualidade dos cuidados de enfermagem.

O Clean-Catch (CCU), tem sido descrito como método de colheita de urina não invasivo, seguro e rápido, usado em crianças sem controlo esfíncteres, para o diagnóstico de infeção urinária (IU), em alternativa aos métodos invasivos cateterismo vesical/punção suprapúbica (CV/PV).

Objetivo:

Identificar evidências científicas da precisão do Clean-Catch para o diagnóstico de infeção urinária em lactentes.

Métodos:

Revisão sistemática baseada nas diretrizes do Cochrane Handbook (Higgins & Green, 2011) de estudos comparando taxas de contaminação urinária/precisão do diagnóstico entre CCU e CV/PV, selecionados nas bases eletrónicas PUBMED, EBSCO, Web of Science e Scielo, publicados entre 2000-2017 e seguindo critérios de inclusão/exclusão estabelecidos. Dois pesquisadores avaliaram a qualidade dos estudos.

Resultados:

De 297 estudos iniciais, incluíram-se dois RCTs que preencheram os critérios de inclusão. No primeiro estudo (Labrosse, Levy, Autmizguine & Gravel, 2016) verificaram-se taxas de contaminação do grupo CCU de 16% versus 6% nas CV/PV, enquanto no segundo (Herreros et al., 2015) apuraram-se 5% versus 8% para CCU e CV respetivamente.

Conclusões:

Precisa ser confirmada a precisão do clean-catch para a prática de enfermagem, dado o reduzido número de estudos com qualidade metodológica que utilizem esta técnica.

Palavras-chave : infeções urinárias; urinálise; lactente; cuidados de enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )