SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueESP5Family satisfaction with palliative careGains in functional independence as a promoter of quality of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

RODRIGUES, Catarina; GOMES, Bárbara  and  ALBUQUERQUE, Carlos. A reabilitação da pessoa com doença oncológica: enquadramento da atuação do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação. Mill [online]. 2020, n.esp5, pp.219-224.  Epub June 30, 2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0205e.23.00316.

Introdução:

As inovações ocorridas nas últimas décadas nas diferentes modalidades terapêuticas, onde se destacam as estratégias de tratamentos usadas na doença oncológica, têm acarretado um interesse progressivo pelo tema da reabilitação na pessoa com cancro, pois trata-se de uma população específica e com necessidades únicas.

Objetivos:

Esta revisão tem como intuito refletir sobre o esforço realizado pela enfermagem de reabilitação, no sentido de delinear o seu papel na reabilitação da pessoa com cancro. Esta reflexão engloba quer a prática clínica especializada, quer a educação, investigação e o papel das organizações profissionais.

Métodos:

Realizada uma revisão narrativa da literatura.

Resultados:

O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) possui competências para prestar cuidados a pessoas acometidas por doença oncológica com limitações no seu autocuidado, redução da mobilidade e da participação social, em situações transitórias ou irreversíveis de doença, bem como nas limitações resultantes do próprio envelhecimento.

Conclusões:

A intervenção do EEER neste contexto específico da prática, contribui para o controlo de sintomas, minimiza as manifestações da doença oncológica e/ou as sequelas associadas ao seu tratamento e promove a autonomia. Assim, auxilia as pessoas a viver com sentido e com qualidade de vida, em todas as fases da sua doença, podendo esta ser transitória, avançada e progressiva ou irreversível.

Keywords : enfermeiro de reabilitação; enfermagem; reabilitação; cancro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )